quinta-feira, 25 de setembro de 2008

Blindness

Dia desses, essa semana (minha precária memória não me permite lembrar o dia certo...) fiu ver "Ensaio sobre a Cegueira" (ou Blindness para os americanizados).

(pra quem não sabe, é o filme do livro "Ensaio sobre a Cegueira" do Saramago, excelente escritor Português e um excelente livro! A história e a maneira de escrever me cativaram... Excelente!!!!)

Menos frustante do que eu havia imaginado mas ainda não chega aos pés do livro. Conta a história, mas tira toda a profundidade, todo o "peso" do livro. Tem uma cena que lendo eu quase vomitei (pois é, são poucos, mas alguns livros me fazem viver realmente a cena e sentir as coisas) e que fiquei mais "argh" de antecipação, quando a fatídica cena acontece no filme não é tão grave, nem tão "séria".

O filme, amenizado, tirou todo o questionamento que fica depois. Quando eu li o livro passei dias discutindo com amigos que tinham lido também sobre a natureza humana, o resultado, os porquês. Saí do filme pensando se ia tomar um café ou comer no mc...

Aí eu me questiono, é realmente melhor ler o livro antes de ver os filmes como eu pensava? Ou vale mais a pena curtir o filme e ler os livros depois? Claro, minha cultura e meu lado "tradicionalista" diz que o simples fato de eu cogitar isso já é absurdamente ridículo! Mas o meu lado mais pragmático me  diz que filme é para divertir, para nos tirar da realidade um pouco, trazer coisas diferentes. E todas as vezes que vou ver um filme baseado num livro que eu li sinto que estou rasgando $$ e perdendo tempo. Agora, se eu visse o filme antes, me divertiria, acharia bom. Mas daí o livro perderia a graça, certo? A imaginação, os detalhes, não seriam da minha cabeça, e sim do diretor do filme!

Ah, não gostei disso, quero as minhas idéias! Acho que vou é abolir os filmes baseados em livros que eu gostei! Harry Potter em carne e osso nunca mais!!! Hahaha =P

Nenhum comentário:

Postar um comentário